Nutrição

Alimentação saudável: qual é a comida mais saudável?

Qual é a sua ideia de uma refeição perfeita? Sushi? Carne com salada? Brócolis cozido no vapor com azeite? Ou Milanese com batatas fritas? Seja o que for, provavelmente nenhum desses pratos é suficiente para atender a todas as suas necessidades nutricionais.

O corpo humano precisa de uma dieta equilibrada, um plano de alimentação saudável para funcionar adequadamente. Isso garante que nosso corpo tenha os nutrientes necessários para:

  • Crescer e fortalecer
  • Repare e cure
  • Jogue com sucesso
  • Luta contra doenças e infecções
  • Evite problemas relacionados ao peso

Comer uma variedade de alimentos também ajuda a reduzir a possibilidade de sofrer de problemas coronarianos, derrames, diabetes e osteoporose.

Quais alimentos o nosso corpo precisa para se manter saudável?

A comida que precisamos pode ser dividida em cinco categorias.

Por que precisamos de todos esses nutrientes?

A razão pela qual precisamos de uma dieta que contenha alimentos de todos esses grupos é que cada um deles nos proporciona diferentes benefícios nutricionais vitais.

Frutas e vegetais são uma das principais fontes de vitaminas e minerais que o organismo necessita para realizar uma série de funções.

Por exemplo, a vitamina A ajuda-nos a fortalecer nosso sistema imunológico, a vitamina B para processar energia dos alimentos, o D para manter os nossos dentes e ossos e vitamina C para manter as células e tecidos em bom estado.

Cenouras e brócolis cozido no vapor, como os que vemos na foto, contêm uma proporção maior de vitaminas do que vegetais cozidos ou fritos.

Frutas e vegetais (comidos com ou sem pele) também contêm uma grande quantidade de fibra que serve para manter o bom estado dos intestinos e do sistema digestivo.

Os carboidratos são onde obtemos a maior parte da energia. Nosso corpo converte esses alimentos em glicose, que é usada como energia no momento ou armazenada para uso posterior.

Os carboidratos também contêm fibras (especialmente integrais) e ferro, que precisamos produzir glóbulos vermelhos que transportam oxigênio por todo o corpo.

Carne, peixe, ovos e legumes fornecem quantidades significativas de proteínas que são essencialmente o bloco que forma o nosso corpo.

Os produtos lácteos também são uma importante fonte de proteína e também de cálcio. Este mineral – o mais comum no corpo – é necessário para uma série de funções. Uma dessas funções é ajudar na coagulação do sangue e na formação de ossos e dentes.

Felizmente, o grupo de gorduras e açúcares dos alimentos que a maioria de nós encontrar mais tentadoras- também desempenha um papel importante, desde que esses alimentos são consumidos com moderação.

A gordura transporta vitaminas lipossolúveis A, D, E e K por todo o corpo. Também protege e amortece os órgãos internos.

O açúcar é outro alimento que nos dá energia, seja quando ocorre naturalmente como a frutose em frutas ou sacarose no açúcar de mesa.

Mas, “outras fontes de carboidratos, como amidos, são uma opção melhor por causa dos nutrientes que fornecem”, explica Lidia Kelly, especialista em nutrição do Serviço de Saúde Pública do Reino Unido.

Porções saudáveis

Então, como podemos consumir toda essa variedade de comida em um dia?

“Tente basear suas refeições em carboidratos (amido), como pão, macarrão ou batata, inclua uma grande variedade de frutas e vegetais em sua dieta e tente comer pelo menos uma ou duas porções com cada refeição”, diz Kelly.

“Também é importante incluir uma porção moderada de alimentos contendo proteína, então escolha uma fonte de cálcio, tentando incluir três porções de laticínios com baixo teor de gordura”, acrescenta o nutricionista.

Enquanto uma pequena quantidade de alimentos ricos em açúcar é aceitável, Kelly adverte que “comer açúcar com muita freqüência pode danificar os dentes e também causar ganho de peso, se o açúcar na dieta nos der mais energia do que usamos”.

E muitos nutricionistas concordam que não existe um “superalimento”. O que importa é o equilíbrio da dieta. Nenhum alimento pode nos fornecer todos os nutrientes de que precisamos, portanto, uma dieta balanceada deve incluir uma ampla variedade de alimentos de cada um dos cinco grupos.

Não vamos esquecer dos líquidos

Os líquidos também são vitais para o nosso corpo funcionar de forma eficaz, e o melhor líquido de todos é a água.

Um corpo humano saudável é composto de dois terços de água. São necessários líquidos para ajudar o sangue a transportar nutrientes e resíduos pelo corpo e também participar nas reações químicas que ocorrem nas nossas células.

Leave a Comment