Benefícios da atividade física para a saúde

Os benefícios da atividade física tem provado para ser um importante risco prevenção fator em pelo menos 35 doenças crônicas e também é um elemento essencial na manutenção da qualidade de vida de pessoas ao longo dos anos . É por isso que a Organização Mundial de Saúde (OMS) estabeleceu o dia 6 de abril como o Dia Mundial da Atividade Física e promoveu a iniciativa “Mover para a saúde “, que acontece em maio.

No entanto, o percentual da população na Espanha, de acordo com a última Pesquisa Nacional de Saúde, que permanece inativa, é muito alto: mais de 40% das pessoas com mais de 15 anos declaram-se sedentárias; A estes percentuais devem ser adicionados aqueles de pessoas que não cumprem a atividade física mínima recomendada .

Essa tendência, que aumenta com a idade, nos leva a falar em nossas consultas e com todos os nossos meios, sobre benefícios e recomendações sobre atividade física para a saúde e hábitos de vida saudáveis.

A Dra. Isidra Tenza, Médica Especialista em Medicina Preventiva e Saúde Pública do Hospital Clínica Benidorm, explicou que “a sociedade deve transformar a atividade física em um hábito de vida saudável, considerando-a também como parte de seu tempo livre de qualidade e com mudanças”. na rotina diária que ajuda a reduzir o estilo de vida sedentário sem ser uma obrigação desconfortável. “

Porque a atividade física contribui para prolongar a vida e melhorar sua qualidade , através de múltiplos benefícios:

  • Reduz o risco de sofrer de muitas doenças não transmissíveis.
  • Ajuda a controlar o excesso de peso, a obesidade e a porcentagem de gordura corporal.
  • Aumenta a densidade óssea, fortalecendo os ossos e ajudando a prevenir a osteoporose.
  • Fortalece os músculos e melhora a forma física e a capacidade.
  • Melhora o humor, previne e reduz o estresse, ansiedade e depressão.
  • Ajuda os idosos a manter sua independência pessoal.
  • Diminui o risco de quedas em pessoas idosas.
  • Contribui para o desenvolvimento integral da pessoa, especialmente em crianças e jovens.
  • E, em crianças, melhora a maturação do sistema nervoso motor e aumenta as habilidades motoras .
benefícios da atividade física

Em consultas pacientes são questionados sobre seus hábitos de atividade física, é avaliado de acordo com seu estado de saúde (adaptação à condição física de cada pessoa e patologia sofrimento) e exercício físico é recomendado como parte fundamental de todo o tratamento e prevenção da saúde.

Sempre seguindo as recomendações da OMS sobre atividade física para a saúde, que resumimos aqui:

Benefícios da atividade física para jovens (5 a 17 anos)

  • 60 minutos por dia, pelo menos, em atividades físicas de intensidade moderada a vigorosa.
  • Atividade física, na maior parte, aeróbica. E exercícios para fortalecer a musculatura.

Benefícios da atividade física para adultos (18 a 64 anos)

  • 150 minutos por semana de atividade física aeróbica, de intensidade moderada, ou 75 minutos de atividade física aeróbica mais intensa. Ou uma combinação equivalente de atividades moderadas e mais intensas. (Atividade aeróbica em sessões de pelo menos 10 minutos de duração)
  • Para obter benefícios de saúde ainda maiores, você pode aumentar em até 300 minutos por semana a prática de atividade física aeróbica moderada ou até 150 minutos por semana de atividade física aeróbica intensa ou uma combinação equivalente.
  • Duas ou mais por semana, atividades para fortalecer os grandes grupos musculares.

Benefícios da atividade física para idosos (+65 anos) .

  • 150 minutos por semana para realizar atividades físicas aeróbicas moderadas, ou algum tipo de atividade física aeróbica mais intensa por 75 minutos (em sessões de no mínimo 10 minutos) ou uma combinação equivalente de atividades moderadas e intensas.
  • Para maiores benefícios para a saúde, os adultos desta faixa etária pode gastar até 300 minutos por semana para a prática de atividade física aeróbica moderada, ou 150 minutos por semana de intensa atividade física aeróbica, ou uma combinação.
  • Realize atividades que fortaleçam os principais grupos musculares, dois ou mais dias por semana.
  • Se o estado de saúde não permitir, permaneça fisicamente ativo o máximo possível.

Em primeiro lugar, o comportamento sedentário, que por si só é um fator de risco cardiovascular , deve ser evitado e combatido .

Author: master

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *