Dietas Nutrição

Dieta para idosos: Qual é a melhor?

Um novo estudo revelou que uma dieta rica em proteínas e baixa em calorias pode ajudar idosos com obesidade a perder mais peso, mantendo a massa muscular e melhorando a densidade óssea.

Os idosos freqüentemente perdem densidade óssea e massa muscular quando se concentram em perder peso.

Esta perda óssea e muscular indesejada pode resultar em problemas de mobilidade e pode até aumentar o risco de ferimentos.

Um estudo recente, no qual a Wake Forest University em Winston-Salem, na Carolina do Norte, mostrou que uma dieta rica em proteínas e hipocalórica pode ajudar os idosos a evitar esses problemas.

Os pesquisadores selecionaram aleatoriamente 96 idosos com mais de 65 anos de idade e os atribuíram a um dos dois grupos.

Eles colocaram o primeiro grupo em um plano de refeições de 6 meses e baixo teor calórico que também era rico em proteínas – mais de 1 grama (g) de proteína por quilo (kg) de peso corporal . Eles atribuíram o outro grupo a um plano de manutenção de peso que incluía 0,8 g de proteína por kg de peso corporal.

Alta proteína, baixa caloria

Aqueles no grupo de dieta rica em proteínas e hipocalórica experimentaram a maior perda de peso, mas mais revelador foi que aqueles neste grupo mantiveram sua massa muscular. Eles também perderam peso no estômago, quadris, coxas e parte traseira, o que pode diminuir o risco de certas condições médicas, incluindo diabetes e derrame .

Além disso, os pesquisadores descobriram que os participantes do grupo de alta proteína melhoraram sua qualidade óssea, e eles ganharam 0,75 pontos em seus escores do Índice de Idade em Saúde, envolvendo biomarcadores de longevidade e mortalidade.

Kristen Beavers, professora assistente de saúde e ciência do exercício na Wake Forest e principal investigadora deste estudo, conduziu estudos menores, nos quais ela examinou o planejamento e a preparação das refeições dos participantes. Para este estudo, porém, com seu maior número de participantes, ela queria encontrar um método mais econômico.

Consequentemente, o estudo pediu que aqueles do grupo de perda de peso usassem quatro substitutos de refeição todos os dias e preparassem duas refeições de proteína magra e vegetais todos os dias. A equipe permitiu a cada participante um lanche saudável por dia para finalizar um plano de refeições com alto teor de proteínas e baixo teor calórico. Aqueles no outro grupo foram instruídos a manter sua dieta regular e atividades habituais.

DIETA PARA IDOSOS

Dieta Para Idosos: Nutrição

Os idosos têm necessidades nutricionais únicas e podem precisar fazer mudanças em suas dietas com o passar dos anos. A massa muscular pode diminuir como parte natural do envelhecimento, e as pessoas não queimam calorias na mesma proporção que durante os anos mais jovens.

Direcionar alimentos ricos em nutrientes é essencial para os idosos, e evitar alimentos altamente calóricos que não tenham nutrientes vitais é crucial.

Alimentos benéficos uma dieta para idosos incluem frutas, legumes, grãos integrais, carnes magras, frutos do mar, aves, ovos, legumes e laticínios com baixo teor de gordura.

Pode ser difícil cozinhar para uma família menor, por isso, os especialistas às vezes sugerem cozinhar um pouco a mais e congelar porções para comer mais tarde.

As particularidades deste último estudo parecem refletir as necessidades nutricionais da dieta para idosos. No entanto, os autores sugerem que a adição de mais proteínas pode ser a chave para evitar algumas das armadilhas insalubres que podem ocorrer quando um idoso perde peso.

1 Comment

Leave a Comment